quarta-feira, 26 de novembro de 2008

RIO SÃO FRANCISCO TERÁ NOVA HIDROELÉTRICA

O Nordeste terá mais uma hidrelétrica no Rio São Francisco, que será a de Riacho Seco, em Santa Maria da Boa Vista, a 615 km do Recife. O empreendimento vai demandar um investimento estimado em R$ 552 milhões. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), a construtora Odebrecht e a empresa Desenvix estão investindo cerca de R$ 4 milhões para realizar os estudos necessários, como o de Impacto Ambiental e o Relatório do Impacto Ambiental (EIA-RIMA).
A previsão é que o Eia-Rima fique pronto no dia 28 de fevereiro de 2009. A aprovação desse relatório é pré-requisito para que o empreendimento seja incluído no leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
No atual modelo do setor elétrico, a Aneel organiza um leilão para oferecer a concessão para construir e explorar um empreendimento (que pode ser a geração de energia ou a sua transmissão). Quem vence o leilão constrói (a usina geradora) e recebe o pagamento com a venda do serviço nos anos seguintes.
“A nossa expectativa é que a hidrelétrica entre no leilão, que será realizado em março de 2010”, disse o diretor de engenharia e construção da Chesf, José Ailton de Lima, acrescentando que a Chesf tem interesse em construir e operar o novo empreendimento, que vai ficar próximo do parque gerador da Chesf, que são as usinas do Rio São Francisco.
A hidrelétrica de Riacho Seco terá uma potência instalada de 240 Megawatts (MW), o que dá para abastecer aproximadamente três vezes a cidade de Olinda. O cálculo feito por MW mede a potência e não inclui o tempo do fornecimento, segundo um técnico do setor elétrico.

Um comentário:

Anônimo disse...

entao ta, ja vou começar a ser teu primeiro comentarista:
o valor da energia eletrica vai baixar???nao tem sentido tanto investimento com a luz na extratosfera!!abraços!